28 de junho de 2013

Livro: Escola dos Sabores

Titulo original: The School of Essential Ingredients
Lançamento: 2009
Editora: Sextante
Autora: Erica Bauermeister

Lillian é uma chef de cozinha e dona de restaurante que se apaixonou pela culinária ainda criança. Depois que seu pai saiu de casa, deixando a esposa mergulhada numa profunda depressão, ela se viu obrigada a cuidar das tarefas domésticas. Entre comidas e temperos, descobriu que os ingredientes têm alma e são capazes de transformar a vida das pessoas. E foi assim que ajudou a mãe a se recuperar.
Apostando nessa filosofia, toda primeira segunda-feira do mês ela dá aulas de culinária em seu restaurante. Alguns alunos chegam sem saber por que exatamente resolveram se inscrever no curso, outros procuram soluções práticas para uma vida cada vez mais atribulada. Mas ela sabe que, no fundo, todos estão em busca da resposta para problemas que vão muito além da cozinha.
Claire precisa redescobrir quem ela é depois de ter se tornado mãe; Carl e Helen vivem um casamento de muitos anos, aparentemente perfeito; Tom traz a tristeza estampada no rosto; Chloe é uma jovem cheia de autocrítica; Ian quer mais estabilidade na vida; Antonia saiu de seu país em busca de novos desafios; e Isabelle é uma senhora que enfrenta a perda de suas lembranças mais queridas.
Na cozinha de Lillian nada é o que parece. E o tempo é um grande aliado - o componente fundamental para que a boa comida possa ser devidamente elaborada e apreciada.
Enquanto descobrem os segredos da arte de cozinhar, os alunos vão sendo transformados pelo paladar, pelo aroma e pela textura dos pratos que criam. Aos poucos, seus caminhos se cruzam e se entrelaçam, e a essência da culinária invade suas vidas de forma muitas vezes inesperada e sempre prazerosa.


Devo dizer que eu realmente quebrei a cara quando comecei a ler este livro. Vou dizer porque. Eu paguei um valor absurdamente pequeno neste livro(R$ 4,90), e ele estava relativamente esquecido na prateleira da Leitura do Via Shopping, no Barreiro. Então meu pensamento inicial era que esse livro era uma bosta, com o perdão da palavra, mas mesmo assim o trouxe para casa (ainda bem que fiz isso). Então fui agraciada pelos céus e eu paguei mesmo minha língua, pois o livro é ótimo. Eu realmente me apaixonei pelo livro.
A autora foi de uma sabedoria tremenda ao relacionar o ato de cozinhar e a essência dos ingredientes para ajudar a resolver e superar problemas do cotidiano, da vida. Ela teve o cuidado de nos mostrar a evolução de cada caso dos personagens envolvidos.
Eu gostei muito da história de todos, e sem dúvida a maior transformação foi na vida de Lillian, a cabeça dos poderes culinários. Mas a história que eu AMEI foi a de Carl e Helen, nossa me apaixonei de verdade pela história de amor deles e da superação das dificuldades no casamento. Me tocou bastante em particular porque a aparência deles era de um casal perfeito, mas sempre nas melhores famílias também existem problemas e dificuldades e a moral é: o que muda é a forma como se escolhe para lidar com eles. E eu aprendi bastante com isso.
Como eu já disse, achei que ia ser mega chato e que iria demorar para ler. Mas completamente ao contrário, me diverti bastante e li rapidinho, só não aprendi a cozinhar. Sou um caso perdido kkkkkkkkkkkkkkkk
Enfim, super recomendo e espero que gostem tanto quanto eu de uma das minhas melhores pechinchas >.<'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião e me faça feliz :D