29 de agosto de 2013

Livro: Cinquenta Tons de Liberdade

Titulo original: Fifty Shades Freed
Lançamento: 2012
Editora: Intrínseca
Autora: E L James

Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda.
Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado.
Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.

Até que enfim chegou ao fim essa série, não aguentava mais as 'frescuragens' da Ana, e como minha curiosidade não tem limites e nem senso, enquanto houvesse livros eu estaria lendo, uma vez que está todo mundo falando e lendo sobre, não ia conseguir ficar sem ler e saber do que se tratava. Para minha alegria as emoções foram em sentido crescente e o tema hot só decrescendo.
Enfim, minha curiosidade sobre o Grey (real motivo pelo qual continuei com a leitura da série), foi meio resolvida. Porque meio? Simples, a autora não explicou todas os fatos da vida dele porque esse não era a foco da narrativa, mas no fim tudo se resolve, Dr. Flyn diz que Ana é a terapia de que Chris precisava aí Ana complementa a terapia com uma família e todo mundo fica feliz. Mas antes do Felizes para sempre muita coisa acontece.
Este livro começa com a lua de mel dos dois, em um barco pela Europa! O casamento é apresentado por flash back, viagens nos pensamentos de Ana. Como é marca registrada de um casal, além dos momentos lindo que passam juntos, há também as brigas e a viagem fica apimentada.
Enquanto os pombinhos estão curtindo o passeio algo terrível acontece no escritório de Grey, algo que o deixa tenso e distante. A única informação que ela consegue é que foi um incêndio, mas que está tudo bem e ninguém se feriu.
Quando a viagem acaba, o encanto cai e a realidade vem a tona. Como será a vida de casados? Serão capazes de conciliar a vida de solteiros com o casamento agora? Ana quer construir uma carreira independente, meio que ignorando ser casada com o dono da empresa. Mas é claro que Grey, O senhor dominador não irá deixar, e como lidar com a sensação de estar sendo sufocada e subjugada por ele sem brigar? Impossível.
Como o casal nunca tem sossego, há alguém querendo acabar com a felicidade deles e esse alguém não dá trégua até conseguir um pouco da atenção e uma quantia generosa para reparar alguns danos causados ao agressor. Aí começa a ação.
Porém ação que não é muito bem escrita, tipo Ana entrando armada em um banco o.O, Grey achando que ela iria sacar o dinheiro para deixá-lo (interesse), logo depois ela sendo sequestrada (puff)... tudo para ser muito bom, mas apenas consegue ser bom (se você ignorar as coisas impossíveis que acontece) porque a James não soube escrever essas partes. Ela começou uma coisa que não sabia como terminar, então ficou meio pelos cocos, pela metade.
Os personagens sofreram sim uma evolução desde o primeiro livro e isso é um ponto positivo. A James soube crescer os personagens e isso melhorou a história. Tem um pouco de humor sim e a ansiedade na barriga quando a Ana faz algo errado que tem que contar ao Chris, não tem preço. Com tantas coisas acontecendo ela esquece de algo crucial: se prevenir. Isso é um choque total e, para mim, o clímax da história.
Sem mais delongas, apesar das críticas é um bom livro, e o final vale a pena. Então recomendo sim toda a série.
Só quero desabafar que não aguento mais ir em livrarias e ver livros de leitura erótica em evidência, não sei nem mais quantas séries foram criadas e evidenciadas depois que 50 tons estourou.
Entretanto, boa leitura para quem se aventurar.

2 comentários:

  1. Eu gostei da sua resenha, mas eu simplesmente não gosto desse gênero literário :S

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, não tenho a mínima vontade de ler esta série.. sério, tinha o primeiro livro, mais troquei no Skoob sem ler..
    Gostei da sua resenha, já entendi quase tudo da história, a autora não parece ter um foco, sei lá..
    Gostei de mais de sua resenha heimm..

    Ps: Adorei os marcadores, muito obrigada ^^
    beijos mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião e me faça feliz :D